Na última quinta feira (18/01), o Whatsapp anunciou em seu blog o lançamento oficial do Whatsapp Business, a versão do aplicativo para pequenas e médias empresas. Essa novidade pode ajudar bastante na comunicação das academias de ginástica com seus clientes. Por enquanto apenas alguns países já podem utilizar, mas em questão de semanas será liberado mundialmente.

Para você entender melhor como estes novo recurso pode contribuir com os resultados da sua academia, estúdio ou box, preparamos um resumo das informações principais divulgadas pelo próprio Whatsapp e qual é a perspectiva de liberação do recurso no Brasil. Confira e compartilhe essa informação com outros gestores de academia:

O que o Whatsapp Business vai oferecer para empresas como sua academia?

A proposta do Whatsapp com a ferramenta é criar uma melhor experiência de uso comercial do app, facilitando a interação das empresas com seus clientes, separando conversas pessoais de comerciais e firmando a presença das marcas no App.

Recomendamos para você:  eBook “5 erros da gestão de TEMPO em academias, estúdios e boxes de CrossFit”.

Entre as novidades estão:

  • Perfil empresarial: Um perfil com informações diferenciadas do comum, com informações para clientes como descrição comercial, endereço, site e e-mail da sua academia ou outro tipo de empresa;
  • Mensagens: Irá permitir o envio de mensagens de saudação para apresentar a empresa, alertas de ausência e também fará envio de respostas rápidas para perguntas frequentes. Nas academias isso pode ser usado para elencar quais são as perguntas mais comuns entre as pessoas que procuram informações sobre os serviços;
  • Métricas: Será possível analisar o número de mensagens lidas. Com isso é possível testar estratégias com diferentes tipos de mensagens e saber o que funciona melhor;
  • Versão Web: Assim como a versão atual, o Whatsapp Business poderá ser acessado de um computador;
  • Tipos de conta: Contas pessoais e comerciais serão separadas e sua academia será identificada como uma conta comercial. Essa confirmação acontecerá ao longo do tempo, conforme verificação do número de telefone da conta da empresa.
Recomendamos para você:  Webinar Gratuito mostra boas práticas no treinamento de vendas para academia

Não será preciso baixar nenhum app extra para a academia poder usar e, a princípio, a ferramenta seguirá gratuita. O lançamento oficial já aconteceu nos Estados Unidos, Itália, Indonésia, Inglaterra e México.

Quais as vantagens de uma academia utilizar o Whatsapp Business?

É apenas uma questão de semanas para que a ferramenta seja liberada mundialmente e todos os negócios, inclusive academias no Brasil, possam utilizá-la. Expectativa é que toda essa mudança ajude as empresas a traçarem estratégias de comunicação mais profissionais no Whatsapp.

Isso também pode impactar a forma de fazer negócios na academia. A possibilidade de ampliar as formas de venda além do balcão da recepção – como venda online, por exemplo – aumenta com um canal de Whatsapp mais profissionalizado.

Recomendamos para você:  5 Dúvidas sobre CRM para Academias

Por enquanto fica a expectativa de lançamento no Brasil. As academias que quiserem sair na frente neste tipo de comunicação já podem começar a considerar esta variável em seus planejamentos.
Acompanhe sempre nossos posts, assim que o Whatsapp liberar novas informações traremos todos os detalhes.