Está sem tempo para ler? Sem problemas! Ouça o ÁUDIO com o conteúdo completo do post:

Ou baixe para ouvir quando puder (Clique e salve)

 

 

O segredo para fazer uma academia crescer e ter mais sucesso está ligado diretamente as boas práticas de gestão e ações comportamentais que impactam diretamente o seu cliente ou prospect.

 

Ao falar da recepção de academias muitas pessoas pensam que é algo simples, que é “só arrumar”, dar alguns treinamentos para as pessoas e pronto. A jornada do seu cliente começa pela recepção e tanto gestor como os profissionais são responsáveis pelas ações que trazem sucesso e resultado.

 

Separamos os 7 maiores erros nas recepções de academias que comprometem diretamente o resultado de sua academia, estúdio ou box.

 

 

1 – Uso em excesso de redes sociais e whatsapp

 

Os recursos digitais são quase que indispensáveis hoje em dia para se comunicar e se informar. E com essa nova maneira de comunicação nascem os vícios que acabam desviando a atenção para as tarefas que realmente importam em sua academia.

 

O uso indevido da tecnologia faz com que a recepcionista acabe não gastando tempo e energia em ações que realmente dê resultados ao seu trabalho e a academia. E  vamos combinar que não há nada pior que ir até um local e a pessoa que te atende ficar no celular ou no computador fingindo prestar atenção enquanto você fala.

 

 

2 – Falta de organização na agenda diária

 

Existem várias maneiras de se organizar, mas a boa e velha agenda ainda é a mais eficaz e insubstituível.

Recomendamos para você:  Construindo uma Régua de Relacionamento para a sua Academia, Estúdio ou Box de Crossfit

 

Não importa se é de papel ou digital, a boa recepcionista tem sempre um apoio diário com todas as tarefas que devem ser efetuadas durante o dia, semana e mês. Isso, faz com que o trabalho renda, os resultados da academia apareçam de maneira mais rápida e o tempo seja utilizado com o que realmente importa.

 

Ter uma agenda na recepção de academias é mais que “ajudar no trabalho”, é ter uma qualidade de trabalho bem melhor.

 

3 – Não saber informações sobre as modalidades

 

Vamos a um exemplo bem prático: você vai a uma farmácia pede um remédio e o farmacêutico não sabe se aquele remédio serve para o seu “problema”. Decepcionante, não? Mas, este exemplo pode ser aplicado a uma recepção de academia facilmente. Imagina um prospect perguntando sobre o que é uma aula de Power Jump e a recepcionista não ter a menor ideia.

 

A recepcionista não precisa ser profissional de educação física e saber todos os nomes de movimentos e exercícios, mas, pelo menos deve estar bem orientada sobre as modalidades, para que servem e para quem é indicada.

 

Uma ótima técnica é promover diálogos com a equipe técnica periodicamente.

 

4 – Não utilizar tecnologia

 

Quando é preciso acessar o cadastro de algum aluno para mudar o seu plano, por exemplo, muitas academias ainda utilizam em sua recepção as fichas de papel. Agora, imagina o transtorno em ficar procurando, mudando, refazendo e etc.

Recomendamos para você:  O que o WhatsApp pode ensinar sua academia

 

Muitas academias ainda não utilizam a boa e essencial tecnologia para melhorar os processos de recepção. Além, de integração com catraca, agenda de aulas entre outras funcionalidades, um sistema consegue fazer com que a recepcionista elimine processos burocráticos e antiquados.

 

Caso, você queira saber mais sobre o assunto, CLIQUE AQUI e descubra mais detalhes sobre como a tecnologia pode mudar a sua recepção.

 

5 – Não apresentar a academia para o prospect

 

Quando alguém chega em sua academia ela está com alguma expectativa que envolvem vários sentimentos. Na recepção ele vai ter as informações, mas ao mesmo tempo ele precisa materializar os seus desejos e a melhor maneira de fazer isso é apresentar a academia a ele.

 

Sair da recepção e apresentar a estrutura é muito mais que um tour guiado, é mostrar onde ele irá treinar, os equipamentos que ele vai usar e como a academia vai atender suas expectativas.

 

O indicado é que a recepcionista monte junto com o gestor um roteiro padrão, porém é importante também ser espontânea, simpática e cordial. Parece que não, mas estes atos encantam o prospect.

 

6 – Não oferecer o pacote adequado para a pessoa

 

Suponhamos que você vai até uma loja de tênis com a finalidade de comprar um tênis esportivo, mas o vendedor acaba te oferecendo meias e insiste que você as compre. A experiência acaba se tornando péssima, porque não é o que você deseja e precisa!

 

Em uma academia, quando um prospect ou até mesmo um cliente quer um pacote que atenda uma necessidade pontual é o mínimo que a recepcionista atenda esse pedido. Muitas vezes na ânsia em ganhar o cliente, a recepcionista resolve oferecer um pacote que ele não vai usar e a consequência disso é o desestímulo depois de meses chegando ao cancelamento.

Recomendamos para você:  As 7 Vantagens do Sistema EVO ser Online

 

Escutar as necessidades e atendê-los é essencial  para que os resultados sejam positivos, então, ofereça realmente aquilo que o seu cliente necessita, isso fará com que ele se sinta satisfeito e seja fiel.

 

7 – Não pegar o contato de um prospect

 

Algumas recepcionistas acabam fazendo o papel de vendedoras em uma academia – o que é extremamente normal, mas, mesmo as que não fazem são extremamente importantes no processo de vendas de planos.

 

Toda vez que um prospect vai até a academia, estúdio ou box pedir uma informação e acaba não fechando o contrato no ato cabe a recepcionista pegar o contato dele, para que futuramente ele possa ser convertido. Além disso, como falamos em outro artigo – CLIQUE AQUI – é importante saber o índice de visitas X conversão em sua academia.

Não pegar os dados como nome e telefone (no mínimo), são erros básicos, mas que são comuns. Neste caso a melhor maneira de combater isso é fazer com que esta ação se torne uma rotina.

 

E aí, gostou das dicas? Você já cometeu ou viu alguns desses erros serem cometidos? Comente e aponte outros erros que você acha que são comuns nas academias.