Entenda como ampliar as possibilidades de venda e lucratividade da sua academia vendendo serviços pela internet

O que são produtos digitais?

Em linhas gerais, um produto digital nada mais é do que um material produzido em formato digital e vendido/distribuído através da internet, que pode servir para aumentar a receita de vendas da academia. Alguns exemplos são: ebook, vídeos, podcasts, aplicativos, planilhas, treinamentos a distância, etc.

Também podemos colocar na mesma “prateleira” dos produtos digitais, alguns modelos de oferta mais híbridas, que podem usar iscas digitais para atrair atenção do possível cliente, mas oferecem algum tipo de entrega física. Neste caso, seria muito mais uma “oferta digital” do que um produto em si, mas que também pode trazer resultados bastante positivos.

Seja qual for o formato, os produtos digitais fazem parte de uma tendência recente no mercado de academias, que ainda enfrenta uma certa resistência dos gestores sobre o assunto. Porém, para quem já entendeu a importância deste formato de venda, um oceano azul está se abrindo, ampliando as possibilidades de vendas das academias.

 

Para que uma academia pode oferecer um produto ou uma oferta digital?

Vamos partir do óbvio: toda academia quer maneiras de aumentar a receita. Os produtos digitais servem justamente para ajudar nisso, sem que seja preciso investimentos grandiosos ou um volume de trabalho fora do normal.

Abaixo você encontra uma lista de algumas possibilidades de uso do produto digital para aumentar a renda da academia:

  1. Fazer upsell – vender novos serviços ou produtos para quem já é cliente da academia.

    Exemplo: Se há alguma corrida de rua em sua região, reúna um grupo de interessados e crie um plano de treino complementar ao serviço da academia, com foco exclusivo na corrida.
  2. Diminuir a barreira de entrada – criar serviços que coloquem seu visitante em contato rápido com que a academia tem para oferecer, sem que ele precise – logo de cara – fechar um plano longo ou investir muito dinheiro. E são muitos os estudos que provam que, depois de fazer uma primeira compra (mesmo que por um preço muito barato), os clientes ficam muito mais propensos a concordar em fazer uma nova compra.

Exemplo: Crie um plano promocional para novos alunos, com duração de uma semana, a um preço extremamente barato. Faça a venda exclusiva pelo seu site.
Assim você consegue atrair aqueles visitantes que estão procurando a academia, mas ficam receosos de se comprometer com planos longos.

E, vendendo pela internet, os visitantes conseguem fazer negócio com você 24h por dia, 7 dias da semana. Já parou para pensar quantas pessoas não decidem fazer academia no domingo a noite, o famoso “amanhã eu começo”, após assistir alguma matéria de obesidade no Fantástico? 😅

Sua academia precisa oferecer uma opção para ela nesse momento! E não esperar que o dia amanheça, e ela tenha que se deslocar até sua academia para fechar um plano longo, que ela nem sabe se vai conseguir cumprir. As chances de perder clientes pelo caminho é muito alta.

         3. Atrair clientes que você não conseguiria atender “fisicamente” – oferecendo um produto online, qualquer pessoa, de qualquer lugar do mundo pode se tornar um cliente seu, sem que precise estar dentro de sua academia. Isso aumenta muito sua capacidade de aquisição e – consequentemente – sua receita.

 

Exemplos de Produtos ou Ofertas Digitais para Academias

Além dos dois exemplos que já temos no tópico acima, há outras maneiras de trabalhar com produtos e ofertas online na academia.

Seja qual for o modelo escolhido, o que é vital é ter uma estrutura para comercializar estes produtos ou planos através do site da sua academia, com total segurança no processo de pagamento dos seus clientes. Um sistema de gestão pode ajudar muito nisso.

No EVO, por exemplo, você consegue oferecer uma página de venda em seu site totalmente integrada ao sistema, controle de vendas, CRM e outros recursos. Se quiser saber mais CLIQUE AQUI e peça uma demonstração.

Recomendamos para você:  O que as academias deveriam aprender com o RD Summit, o maior evento de Marketing da América Latina | Por Natane Nalin

Agora veja alguns outros modelos para oferecer produtos e serviços digitais na sua academia:

  • Planos de “degustação” – Como citamos no exemplo de produto para barreira de entrada, oferecer uma oferta de baixo custo e pouco risco gera um alto índice de conversão de vendas para a academia. Isso pode ser usado para atrair um cliente novo para os serviços convencionais, ou para testar a adesão a uma nova modalidade, novo serviço, etc;
  • Ebook sobre atividade física – Você pode desenvolver com sua equipe algum material sobre saúde e atividade física, e disponibilizá-lo para venda online. Isso provavelmente irá atrair novos contatos para sua base, de clientes em potencial, a um custo baixíssimo;
  • Treinos online para objetivos específicos – Se os clientes da academia ou visitantes do seu site tiverem outras atividades fora da academia, por que não oferecer um programa extra, que ajude a melhorar a performance em sua atividade fora da academia? Ex: Há clientes que surfam, outros que jogam futebol com os amigos, ciclistas de final de semana, etc. Ou até os clientes que viajam muito. Você pode criar treinos em vídeo e oferecer planos complementares de acordo com seus interesses.
  • Desafios com prazo determinado – Este é um modelo que faz muito sucesso. “Fique magra em X dias”, “Corpo definido em X semanas”. Crie desafios e estabeleça um método de treino para chegar no objetivo. Você pode oferecer treinos em vídeo, acompanhamento nutricional, planilhas complementares… a gama de recursos é extensa.
  • Planilhas (ou vídeos) de Treino Online Personalizados – As assessorias de corrida inclusive já faziam isso muito antes dos produtos digitais surgirem. Oferecer acompanhamento personalizado a distância é uma ótima alternativa para atrair clientes de fora da região da academia. Clientes que, em uma venda tradicional, jamais poderiam ter uma relação com sua empresa.

Por onde começar a oferecer produtos e ofertas digitais na academia?

Não saber por onde começar é um dos maiores fatores limitantes das academias oferecerem produtos online. Geralmente os gestores pensam que é algo muito complicado, mas na prática é mais simples do que parece.

De início, o que é essencial é ter uma plataforma que possa fazer as vendas de maneira online. Como já citamos, o EVO consegue ajudar as academias nisso de maneira bastante simples.

Com uma plataforma disponível, aí é momento de você e sua equipe arregaçarem as mangas e pensarem qual modelo pode ser mais atrativo para sua empresa.

Modelo escolhido, o próximo passo é desenvolver o conteúdo! Use sua equipe, faça projetos com a colaboração de todos, explore os talentos do seu time.

E conteúdo hoje, pode começar a ser feito com as ferramentas que praticamente todo empresário possui: uma câmera de celular e um computador com internet.

Após criado o conteúdo, faça sua página de vendas a divulgue-a em todos os seus canais! Site, base de e-mails, redes sociais… faça as pessoas saberem que sua academia tem novas possibilidades! O mais importante é não deixar os planos apenas no papel e não ter medo de testar os produtos. Certamente sua academia vai encontrar uma nova fonte de receita e conseguir ainda mais clientes.

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