Saiba como fechar o ralo por onde escorre o dinheiro que você está perdendo ao não usar as melhores práticas de cobrança em academia com alunos inadimplentes.

Introdução

Quando dizemos que você pode estar perdendo dinheiro na cobrança de sua academia, você pode achar que isso não se aplica a você, pois acompanha sua taxa de inadimplência e ela está controlada.

Mas o que vamos falar neste artigo é sobre como perder dinheiro na cobrança em sua academia, mesmo com baixa inadimplência.

Por isso, a não ser que você tenha certeza que o seu negócio está dando os resultados financeiros esperados por você, a leitura deste texto é fundamental para que você descubra como usar ferramentas de cobrança em sua academia que vão fechar o ralo por esse dinheiro está escorrendo.

Está sobrando mês no fim do dinheiro?

Eu acredito que você deve conhecer bem o cenário, pois é bastante comum na vida do gestor de academia:

Você luta arduamente para conseguir atingir uma meta de vendas, olha para o seu fluxo de caixas e ele te mostra a realidade de um negócio aparentemente saudável, mas – literalmente – no fim das contas, falta dinheiro!

E você se pergunta: onde foi parar esse dinheiro?

É como se houvesse um cano furado por onde vai escapando, aos poucos, o dinheiro que deveria estar entrando e com isso, muitas vezes você acaba concluindo que sua academia está com o número de alunos ideais, as metas de vendas são atingidas, mas o seu lucro não é o que deveria ser!

Uma das razões para isso acontecer pode estar no seu processo de cobrança e veremos a seguir, como você pode resolver essa situação imediatamente.

 

A difícil arte de cobrar

Muito se investe hoje em dia em treinamento de vendas, gasta-se muito tempo em meta de vendas, enfim, muito se discute e se faz em torno da venda! E com razão, pois o setor de vendas muitas vezes é encarado como a força motriz de uma operação.  

Porém, a partir do momento em que o cliente escolhe o seu plano na academia, passando o cartão ou deixando cheques, a impressão que muitas vezes se tem é que ele deixa de receber a atenção que antes era dispensada quando ele era um “prospect”.

Na verdade, quando o plano do cliente estiver para acabar, o ato de renovação deveria ser tratado como uma nova venda, com os seguintes detalhes:

→ O custo de se reter um cliente é muito menor do que o custo de trazer um novo cliente.

→ Você já sabe (ou deveria saber) muito mais coisas sobre esse cliente do que em relação a uma pessoa que apenas está demonstrando interesse em fechar um plano em sua academia.

Sabendo disso, o processo de cobrança deveria ser suave, quase imperceptível, e isso ocorre quando o cliente encara como uma renovação de um serviço que ele utiliza, gosta, dá valor e obtém resultados.

Diante desse panorama, eu te pergunto: o que ocorre com mais frequência em sua academia, renovação ou cobrança?

Cliente satisfeito também atrasa o pagamento

Sabemos que existe uma receita muito boa para obter bons índices de retenção junto aos seus clientes. Em linhas gerais, podemos citar as seguintes situações:

→ Cliente que frequenta a academia 3 ou mais vezes por semana.

→ Cliente que está obtendo os resultados.

→ Cliente que troca os treinos com frequência.

→ Cliente com que participa dos eventos de sua academia.

Ou seja, quase sempre somos levados a concluir que um bom sistema de relacionamento com o cliente de sua academia normalmente tem como efeito um bom índice de retenção e baixa inadimplência.

Porém, dependendo de como você cobra, o seu cliente pode se esquecer do dia do vencimento e, se você também se esquece, começa a abrir um pequeno rombo no seu caixa.

Veja o exemplo:

Se o plano do seu cliente vence no dia 30 mas você só consegue cobrá-lo no dia 5 do próximo mês, em 6 cheques, ele não vai pré datar os cheques para o dia 30. Na cabeça dele, as datas corretas serão no dia 5. Se isso ficar se repetindo, com mais pessoas, o seu fluxo de caixa vai sofrendo pequenos furos, que quando se juntam, podem levar embora o seu lucro.

Isso vale para cheques ou mesmo cobrança em cartão de crédito que não esteja automatizada. Além da questão dos pequenos atrasos, você precisa ter alguém para lidar com essa tarefa de cobrar – você vai concordar comigo, todo cliente se sente mal ao ser “cobrado”.

Cobre sem parecer que está cobrando!

Uma excelente modalidade de cobrança é através do débito recorrente no cartão de crédito e você já deve ter ouvido falar. Nesse tipo de cobrança, você precisa ter um sistema de gestão onde vai cadastrar o cartão de crédito do seu cliente e a partir daí, as parcelas vão sendo cobradas.

Podemos apresentar, de cara, duas ótimas vantagens para esse tipo de modalidade de pagamento:

→ O Cliente só precisa “tirar o cartão do bolso” uma vez, para cadastrá-lo, depois, as cobranças ocorrem automaticamente.

→ Esse tipo de cobrança não consome o limite de crédito do cliente, como ocorre nas vendas parceladas.

Nessa modalidade, você não precisa se preocupar com a data de renovação do cliente, pois o plano vai sendo renovado mês a mês. Isto não te livra do fato de ter que fazer uma boa gestão de relacionamento com o cliente, que pode cancelar o plano mesmo assim, porém, ele precisa ir até o balcão de sua academia para realizar esse procedimento.

E uma enorme vantagem para o cliente quem um bom sistema de gestão que utiliza o débito recorrente no cartão de crédito é que todo o fluxo é automático, desde o processo de cobrança, atualização dos recebimentos e até mesmo bloqueio dos alunos inadimplentes, pois tudo isso está integrado ao software, atribuindo mais agilidade à gestão do seu negócio.

Além da questão do débito recorrente, você deve procurar um sistema de gestão que te ofereça muitas opções que otimizem a sua cobrança, como podemos conferir abaixo.  

Use e abuse dos benefícios de um sistema de gestão para a cobrança na academia

Quando você escolher um sistema de gestão, deve ter em mente que cobrar é o mínimo que ele deve te ajudar! Além de facilitar o processo, ele deve ter algumas funcionalidades e recursos que agilizam a sua gestão e inclusive te economiza tempo.

Posso te dar alguns exemplos desses recursos:

→ Incluir contratos, serviços e produtos na mesma venda, podendo receber tudo de uma vez.

→ Receber através de cartão de crédito, cartão de débito, boleto ou débito em conta direto pelo sistema, inclusive na recorrência.

→ Possibilidade de registrar os recebimentos em dinheiro e cheque.

→ Garantir sua segurança e credibilidade através da captura de dados do cartão de crédito, de maneira online ou fisicamente.

→ Conciliar vendas e recebimentos automaticamente no próprio sistema.

→ Possibilitar uma maior conversão de vendas no cartão de crédito, através da conexão de até três adquirentes para tentativa de cobrança automática.

→ Vender e cobrar diretamente por cartão de crédito online, utilizando o seu celular, em tempo real, sem a necessidade de utilizar a maquininha.

→ Acompanhar, em tempo real, todas as transações pelo próprio sistema.

Quisemos apenas te dar uma pequena noção de como um sistema de gestão pode te auxiliar em seus processos de cobrança e fazer com que você pare de perder dinheiro na academia. Tudo é uma questão de escolher o sistema que melhor te atenda, principalmente na parte de cobrança.

Conclusão:

A nossa contribuição com esse artigo era demonstrar para você que existem diversas maneiras de melhorar os processos de cobrança em sua academia a partir do uso inteligente de sistemas de gestão.

O EVO é um sistema com todas essas funcionalidades e vem com foco na gestão financeira de sua academia, garantindo uma performance muito mais efetiva nessa questão, para que você possa sentir, no fluxo de caixa e no bolso, que o dinheiro que estava escorrendo pelo ralo, agora está indo para o lugar certo! 

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