Saiba como um bom planejamento financeiro pode te ajudar a receber de mais clientes, com mais eficiência e aumentar o lucro de sua academia em 2019

Introdução

Você notou que no título, não mencionamos cobrança nem inadimplência ao falar sobre o planejamento financeiro de sua academia em 2019?

E a opção por recebimento não é apenas um jogo de palavras ou coisa do tipo para simplesmente chamar a sua atenção.

A verdade é que neste artigo, queremos demonstrar que existe uma maneira estratégica de se posicionar em termos de recebimento dos seus clientes que, uma vez compreendido e colocado em prática, reduz a inadimplência e não te obriga a fazer a cobrança destes clientes.

Por isso, a necessidade de incluir este item, com urgência e bastante ênfase, no planejamento financeiro de sua academia para 2019, conforme veremos a seguir.

Você sabe que está perdendo dinheiro?

Uma das coisas que mais temos falado ultimamente e pretendemos continuar falando por um bom tempo ainda é que existem inimigos invisíveis e silenciosos na gestão de sua academia, que fazem você perder dinheiro e corroem o seu lucro!  

Inclusive, na última IHRSA, o nosso Diretor Comercial fez uma palestra sobre este tema, 9 Erros Que Fazem Sua Academia Perder Dinheiro, cuja íntegra faz parte do nosso Kit de Planejamento para 2019

Nossa sugestão é que você assista a íntegra da palestra e identifique onde são os pontos onde você deve estar perdendo dinheiro na gestão de sua academia e comece por aí o seu planejamento.

Uma excelente forma de começar a ganhar é parando de perder!

E se o seu inimigo é a sua própria gestão, você precisa exterminar isso o quanto antes.

Nós vamos te ajudar em tudo o que for possível!

Vamos repensar a sua maneira de receber de seus clientes, então?

Você ainda acredita em planos longos para fidelizar o cliente?

Não queremos dizer que você está errado, se acredita nisso. Porém, temos uma outra visão sobre essa maneira de enxergar a situação.

Primeiro, porque nós entendemos que a fidelização não pode estar relacionada com a impossibilidade de romper o contrato assinado, em virtude de uma multa pesada.

Você precisa fidelizar os seus alunos pela qualidade dos seus serviços e pela experiência que ele tem em sua academia – mas isso é tema para outra hora!

A questão é que esse conforto que um plano longo te oferece, na verdade, muitas vezes é uma sensação falsa!

A menos que você tenha uma excelente estratégia de CRM com seus clientes e os acompanha com genuíno interesse, você acaba não sabendo como é a “vida” deste cliente em sua academia.

E com isso, quando chegar o momento da renovação, você vai ter que praticamente realizar uma nova venda com ele e se fracassar, você vai perder dinheiro com a inadimplência e seguirá botando toda a sua energia em trazer clientes novos para a sua academia.

No conteúdo da Palestra que está em nosso Kit de Planejamento para 2019  você vai ver que essa estratégia envolve coisas que talvez não façam parte de sua rotina, como o Custo de Aquisição por cliente (CAC) ou o Tempo de Vida do Cliente (LTV), podem fazer com que você olhe com mais atenção para a maneira como você tem cobrado os seus clientes.

Então, vamos conversar sobre como temos orientado nossos clientes sobre isso?

Receba dos seus clientes para não ter que cobrá-los.

Uma das coisas que costumamos dizer aos nossos clientes do EVO é que, quando você escolhe a modalidade de débito recorrente no cartão de crédito, você cobra sem parecer que está cobrando.

Na verdade, o que realmente ocorre é que você recebe as mensalidades do seu cliente nesta modalidade, dentre outras coisas, você facilita a vida dele!

Primeiro, porque ele só precisa executar o ato de “passar o cartão” uma única vez, para cadastrá-lo em seu sistema de gestão. Depois disso, as cobranças passam a ocorrer de forma automática.

Uma outra comodidade para o seu cliente é que a modalidade de débito recorrente não consome o limite do cartão de crédito dele, lançando a cobrança todo mês, de forma recorrente.  

Uma vez implantada a cobrança de débito recorrente no cartão de crédito, você deixa de ser preocupar com a data de renovação do cliente, uma vez que este plano será automaticamente renovado, mês a mês.

Porém, isso não significa que você pode deixar de ter um bom relacionamento com ele, descuidar da qualidade dos serviços ou da experiência do seu cliente, pois, mesmo que ele tenha que ir até o balcão da academia para efetuar o cancelamento, se ele estiver insatisfeito, ele fará isso!

Inclua o recebimento no planejamento financeiro de sua academia para 2019!

Nós não temos dúvida de que a cobrança de débito recorrente no cartão de crédito representa um enorme benefício para o cliente, sobretudo para o que conta com um sistema de gestão.

Com isso, todo o fluxo se torna automático, desde a cobrança, a atualização de recebimentos e bloqueio de inadimplentes, uma vez que tudo está totalmente integrado, o que gera mais agilidade à gestão de sua academia.

Porém, ressaltamos que é preciso um planejamento para que você faça essa transição, principalmente se você, como uma grande parte dos gestores de academia no país, tem o hábito de antecipar os seus recebíveis – que é uma das 9 formas de perder dinheiro sem perceber, que já mencionamos e está no Kit de Planejamento de 2019 .

Portanto, é preciso que você se programe para fazer essa movimentação, o que envolve um bom planejamento, que envolve análise do seu fluxo de caixa e talvez até mesmo uma boa campanha, de preferência levando para o lado da comodidade para o cliente!

Conclusão

Esperamos ter despertado em você a necessidade de fazer um planejamento financeiro de sua academia para o ano de 2019, pois este assunto costuma ser um pouco ignorado nestes momentos.

A tendência é focar as estratégias em vendas e maneiras de se atrair novos clientes, quando na verdade, é preciso também descobrir novas formas de se aumentar a receita da academia mesmo sem novas matrículas.

E sem exagerar nos famigerados “cortes de custos”!

Basta, como dissemos, abrir os olhos para novas experiências em recebimento, pois isso pode significar dinheiro indo pelo ralo!

Então, para que você pare de perder dinheiro e melhore sua gestão, aproveite para se aprofundar no assunto PLANEJAMENTO, baixando o nosso Kit Completo  sobre o assunto, para você aproveitar o ano que vem para alavancar os resultados de sua academia!

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