Saiba como realizar a cobrança de mensalidades atrasadas na sua academia com eficiência e dentro dos limites legais.

Introdução

Nós sabemos que a inadimplência, além do incômodo natural representada pelo dinheiro que falta em nosso fluxo de caixa, pode também deixá-lo com um sentimento de urgência e até mesmo um pouco de raiva de quem está devendo.

Isso pode levá-lo a tomar medidas sem tomar cuidados necessários no processo de cobrança, que além de ser necessário um esforço extra, muitas vezes pode ser um pouco demorado.

O principal cuidado a ser tomado é com a maneira de realizar a cobrança, pois se ela for realizada de forma abusiva, pode gerar reclamação por parte do inadimplente e até mesmo um processo.

É preciso estar atento aos limites legais no processo de cobrança de mensalidades atrasadas em sua academia, mas você sabe quais são estes limites?

O que diz a lei sobre isso?

Nós sabemos que nem todo mundo tem acesso ao que diz a lei ou, quando tem este acesso, consegue interpretar tão corretamente o que está escrito.

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) diz que “na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça”.

Como a questão do que pode ser considerado constrangimento é um tanto subjetiva, pretendemos com este artigo, te dar algumas dicas de procedimento que se você seguir, dificilmente será penalizado ao cobrar as mensalidades atrasadas de sua academia.

O bom resultado da sua cobrança depende da qualidade do relacionamento com o seu cliente

Primeiramente, é preciso que você saiba que a cobrança é uma das fases do relacionamento que você precisa ter com o cliente de sua academia.

Isso significa que, se você se relaciona com ele de forma consistente e relevante, quando ele receber um contato de cobrança, entenderá que isso faz parte do processo.

Porém, se você não entra em contato com ele em momento algum, ou de forma muito esporádica e sem acrescentar grande coisa para a vida dele, é grande a possibilidade dele receber um contato de cobrança com má vontade!

Até porque, mesmo devendo, ninguém gosta de ser cobrado!

Para evitar o problema e aumentar a eficiência da sua cobrança, veja abaixo algumas dicas de boas práticas.

Confira algumas boas práticas para cobrar as mensalidades atrasadas em sua academia

⇒ Envie um lembrete, por Whatsapp ou SMS, de que a mensalidade está para vencer.

⇒ Em caso de atraso, não demore para fazer o primeiro contato. 3 dias depois do vencimento é um prazo razoável para este primeiro contato.

⇒ Se você tiver controle de acesso em sua academia através de uma catraca, certifique-se que só haverá bloqueio de acesso após alguma tentativa de contato com o inadimplente.

⇒ Em caso de bloqueio, oriente a recepcionista a nunca expor o motivo do bloqueio, principalmente se houver mais gente por perto.

⇒ As ligações telefônicas devem ser realizadas em horário comercial, de segunda à sexta-feira, sempre para a residência ou celular do cliente inadimplente. Evite ligações à noite, aos finais de semana ou para o local de trabalho do inadimplente.

⇒ Se você enviar uma cobrança por correspondência, o envelope não deve conter nenhuma informação sobre a dívida.

⇒ Evite realizar a cobrança deixando recados com vizinhos ou qualquer outra pessoa que não o próprio cliente inadimplente.

⇒ Não faça ligações ou envie mensagens de forma repetitiva ou em excesso. Além disso não ser uma ação de eficiência comprovada, pode ser considerado abusivo.

Uma boa dica que gostamos de deixar é a seguinte: recorra sempre ao bom senso!

Se você tiver dúvida se a maneira de efetuar a cobrança pode ser considerada abusiva ou causar algum tipo de humilhação, não faça!

E se você estiver em dúvida sobre o que é abusivo ou humilhante, faça a você mesmo a seguinte pergunta: como você se sentiria se fosse contigo?

Veja a seguir como você pode ter um bom fluxo de cobrança e ainda economizar tempo.

Tenha um sistema de gestão em sua academia!

Dedicar uma única pessoa à cobrança da academia pode ser a alternativa mais viável para algumas academias, mas nem todas podem se dar ao luxo de ter um funcionário só para fazer isso!

Então, uma boa dica é ter um sistema de gestão que facilite a sua vida, inclusive no que diz respeito à cobrança de inadimplentes!

Veja aqui um artigo que escrevemos sobre como fazer um bom planejamento financeiro, contemplando maneiras de se fazer a cobrança dos inadimplentes de forma automática.

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Conclusão

Esperamos que você tenha tirado algumas dúvidas sobre os limites da cobrança, para poder implementar processos eficazes e sem gerar dor de cabeça adicional.

Se a sua inadimplência estiver em níveis alarmantes e você não estiver conseguindo diminuir, não deve descartar a hipótese de terceirizar a sua cobrança para escritórios que só fazem isso, de maneira profissional e eficaz.

Se optar por isso, certifique-se de que é uma empresa idônea e que não irá incorrer nos erros que apontamos aqui.

Porém, o que acreditamos é que, com um bom sistema de gestão e as dicas deste artigo, você consegue ter bons resultados em receber as mensalidades atrasadas de sua academia.  

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