Confira alguns dos muitos aprendizados da 4ª edição do Fitness Digital Live, para academias que querem começar a vender mais através do marketing digital

Na última semana, entre os dias 25 e 27 de outubro, o EVO esteve presente no único evento de marketing digital 100% focado no mercado de academias: o FD Live. O evento –  organizado pelo time do nosso parceiro e especialista em marketing, Junior Crocco – reuniu mais de 350 gestores de academia, estúdio e boxes de crossfit, que acompanharam o conteúdo de 25 palestrantes de diferentes temas, mas todos com um objetivo em comum: trazer estratégias para que os negócios de fitness possam vender mais através da internet.

 

O EVO foi patrocinador do evento pelo quarto ano consecutivo, e tivemos uma mesa de negócio onde pudemos encontrar com atuais clientes e também apresentar o software para donos que academia que ainda não conheciam a ferramenta. Foram dias de excelentes conversas e negociações, com um público de altíssimo nível, donos de academia realmente interessados em melhorar a performance de suas empresas.

 

Além disso, acompanhei boa parte das palestras apresentadas e resolvi reunir neste artigo os pontos que mais chamaram atenção e que as academias PRECISAM se atentar para ter melhores resultados de captação de novos contatos (leads) e vendas. Confira os tópicos e aproveite os insights para seu negócio de fitness:

 

1.Perca o medo e faça antes que todo mundo esteja fazendo

 

Talvez essa tenha sido a mensagem mais importante do evento: COMECE!

 

Apesar de boa parte dos gestores de academia já saberem que, sim, o digital é uma tendência e quem trabalha bem com isso já está tendo grandes resultados, um fator limitante atrapalha muito: O MEDO de começar.

 

Acontece que, atualmente, não há mais desculpas para que isso seja uma barreira na sua estratégia digital. Eventos como o próprio FD Live, cursos, mentorias, softwares… há uma gama de recursos para quem quer começar aprender a dar os passos, desde o início. E o evento mostrou aos 350 participantes que mais importante do que acertar de primeira, é simplesmente começar a fazer.

 

Entre o próprio público do evento muitos gestores declararam ter que enfrentar o medo e/ou a procrastinação para iniciar no universo digital. Se isso acontece neste ambiente que já é de gestores diferenciados, imagine no universo das mais de 34 mil academias pelo país?

 

Ou seja: quem mergulhar de cabeça nas estratégias digitais agora, está – ainda – saindo na frente em relação ao restante do mercado. Uma vantagem que certamente irá avalancar os resultados e dar ainda mais visibilidade para as empresas, durante algum tempo, até que o restante do mercado também embarque nesta onda. Se você nunca parou para pensar nisso, é melhor se apressar.

2. Venda TRANSFORMAÇÃO, resolva um PROBLEMA

 

Uma das perguntas que todo dono de academia precisa se fazer antes de começar sua estratégia de marketing digital é: qual real problema minha academia resolve na vida do cliente?

 

Muitos palestrantes – especialmente os focados em negócios e produtos digitais – citaram este ponto com um dos mais importantes: ter uma promessa clara na hora de fazer sua oferta, explicitar o que seu serviço vai trazer de transformação na vida do cliente.

 

Quem quer resolver tudo, acaba não conseguindo expressar nenhuma grande transformação para seus possíveis clientes. Mesmo que sua academia seja mais generalista, você deve criar diferentes ofertas com promessas distintas, para diferentes perfis que podem procurá-lo.

 

Muitas academias caem na tentação de, na hora da venda, acabar falando mais sobre si (como sua grade de aulas é completa, ou seus equipamentos são de última geração, etc), do que sobre como ela irá impactar a vida de quem se matricular, o que de bom fechar um plano irá trazer na vida do cliente? E segundo os especialistas, isso precisa ser algo específico, focado na dor que ele apresentar e, de preferência, dentro de algum intervalo de tempo.

3. Crie um funil que trabalhe 24h por dia para sua academia

 

Provavelmente uma das maiores vantagens das estratégias online, se comparadas com as offline, seja a automatização. E este assunto foi bastante levantado durante o evento.

 

Você pode criar grandes estratégias de marketing, de captação de leads, aquecimento das oportunidades, argumentos de vendas, mas… se tudo isso depender de processos manuais e uma grande equipe para acontecer, é inevitável que você perca velocidade e performance de venda na academia.

 

Automatizar processos é o que garante que a máquina gire durante 24 horas por dia, trazendo novas oportunidades de aumentar as vendas da academia.

Diversos tipos de funil foram mostrados ao longo do evento, com inúmeras ferramentas para trabalhar os contatos captados até que eles estejam prontos para comprar.

 

Uma unanimidade quando falamos neste assunto é: você deve investir em anúncios pagos, especialmente em Facebook, para gerar tráfego para suas campanhas. Uma vez tendo gerado o tráfego, há diversas maneiras de captar o contato e “nutrí-lo” para despertar o interesse de compra: usando Landing Pages que oferecem conteúdo gratuito ou um freepass, chatbots (robôs) no Facebook, que conversam com o usuário até que ele agende uma aula gratuita, links para chamar a academia no Whatsapp, para que ele entre em contato com um consultor, etc, etc.

 

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As possibilidades (e as ferramentas) são infinitas! O mais importante é: colocar essas estratégias no ar de modo automatizado, o que irá aumentar o poder de alcance e livrar você ou a equipe da sua academia de muito trabalho burocrático.

4. Conteúdo: Feito é melhor que perfeito

 

Conteúdo relevante é peça chave em uma estratégia de marketing digital. Mas um dos grandes paradigmas sobre as estratégias é o famoso “dá muito trabalho produzir conteúdo”.

 

O FD Live foi excelente para derrubar este mito. Diversos palestrantes deram dicas de como produzir conteúdo em diversos formatos, de forma prática, sem precisar de recursos avançados. Desde Ebooks, Webinares, Vídeos no Youtube, Lives, até conteúdos em áudio, como Podcasts. Mas o recado mais importante sobre este assunto foi: FAÇA! Não espere o “ambiente perfeito” para começar.

 

Há muitos gestores de academia que não produzem conteúdo para seus prospects por acreditar que não possuem os recursos necessários, ou que, para um conteúdo dar certo, ele precisa ser uma super produção. Isso não é verdade. Um conteúdo de sucesso precisa ser BOM, contribuir positivamente para a vida de quem o consome.

 

É óbvio que, quanto mais profissional, melhor. Mas se sua academia ainda não pode arcar com uma câmera semi profissional, por exemplo, o que impede você de começar a criar conteúdo em vídeo através do seu próprio celular? Foi neste caminho que a maioria dos palestrantes apresentaram alternativas e soluções.

 

Outro ponto importante é a mão de obra para fazer isso: Nem toda academia pode ter uma equipe de marketing ou um profissional dedicado para isso. Mas toda academia tem um professor mais desenvolto que pode ajudar sendo o protagonista de algum vídeo ou até mesmo aquele personal que entende muito de determinado assunto e poderia ajudar a elaborar um ebook, não é? Além de otimizar a produção de conteúdo, contar com os recursos da própria equipe ainda pode ser um excelente reconhecimento para o time da academia.

5. Tenha produtos digitais e venda inclusive para quem nunca pisou na sua academia

 

Uma excelente possibilidade de aumentar o faturamento da academia e ampliar as oportunidades de venda é criar produtos digitais que vão além dos planos que a academia já oferece.

 

Os produtos digitais podem ajudar sua academia de diversas maneiras. Alguns exemplos:

 

  1. Oferecer um produto de entrada, que quebre a objeção de um visitante que tem medo de fechar um plano longo;
  2. Vender um programa online de curta duração inicialmente, para despertar o interesse do prospect de ir até sua academia presencialmente;
  3. Fazer vendas de pacotes especiais, eventos, serviços extra, para quem já é seu cliente;
  4. Vender programas a distância para pessoas que chegaram até sua academia através do conteúdo, mas não necessariamente estão na sua região.

 

E muitas outras possibilidades!

 

Este é um nicho que POUQUÍSSIMAS academias estão explorando, e quem faz está conseguindo excelentes resultados de incremento de receita e aumento nas vendas.

 

O esforço principal é de estruturar o conteúdo do produto e “embalá-lo”, porque viabilizar a venda dele online é bastante simples e tem ferramentas de custo bastante acessível, que ajudam em tudo. Inclusive o EVO consegue auxiliar as academias a comercializar planos e serviços online, com bastante facilidade.

 

Conclusão

 

Depois de 3 dias de imersão no evento, tenho certeza que os participantes saíram de lá com o senso de urgência ativado. Quem ainda acredita que só as vendas no balcão funcionam está ficando para trás com velocidade e deixando de ganhar dinheiro.

 

Além disso, o evento foi um exemplo de organização e excelência, o que tornou a experiência de cada participante mais interessante ainda. Quando fazemos o link com o que falamos acima nesse artigo, podemos dizer que o FD Live cumpriu a promessa que tinha no momento da oferta de compra, e trouxe, sem dúvida, uma transformação positiva para todos os donos de academia que participaram.

 

Outro recado que o FD Live deixou é que: é mais simples do que parece. Ter estratégias de vendas e marketing online é muito mais fácil de viabilizar do que a maioria dos donos de academia acredita. A gama de ferramentas, cursos e outros conteúdos para aprender a fazer é imensa hoje no mercado. Basta sair da inércia e aproveitar a vantagem.

 

Bônus: Se você perdeu o evento, mas quer ter acesso ao conteúdo, pode adquirir todo o conteúdo gravado AQUI.

Bônus 2: Se você precisa de ferramentas de venda online 100% integradas ao seu sistema de gestão, o EVO pode te ajudar! Quer saber mais? CLIQUE AQUI e agende uma demonstração gratuita.