Conheça as 3 ferramentas de gestão do tempo que vão eliminar tudo aquilo que te atrapalha na hora de executar as tarefas diárias em sua academia, economizando seu tempo e de seus colaboradores.

Introdução

Você tem tempo?

Conhece alguém que responde a essa pergunta de forma afirmativa, com alguma alegria estampada no rosto e ainda conte o que anda fazendo com o tempo livre?

Pois é, hoje em dia uma das maiores reclamações das pessoas, dentre elas gestores de academia, é a falta de tempo para tudo. Para os afazeres do dia a dia, para liberar a criatividade e criar alguma inovação, para treinar líderes, enfim, para tudo!

Busca-se cada dia mais meios de evitar a perda de tempo!

E aqui, queremos mostrar ferramentas que vão te ajudar a gerir melhor o seu tempo, como veremos a seguir.

Primeiramente, fora com os ladrões de tempo!

Você sabe, melhor do que ninguém, quem rouba o seu precioso tempo. Quem impede que você termine aquele projeto ou, o que é ainda pior: atrase o seu início! Sim, algumas pessoas que têm por hábito a procrastinação tem um sério problema em começar as tarefas.

Por isso, você deve começar eliminando da sua vida os elementos que desviam o seu foco da sua missão. E como sabemos que você talvez não consiga fazer isso sozinho, vamos mostrar que você pode recrutar aliados para te ajudar nessa indigesta tarefa: sites e apps que bloqueiam os dispositivos responsáveis pela sua distração.

O programa chamado “self-control”, que é exclusivo para usuários de Mac, é um “remédio” um pouco mais radical para quem não consegue cumprir prazos. A proposta é bloquear temporariamente o acesso a sites que sejam uma causa frequente de distração para o usuário. O detalhe é que não há volta. Até o prazo estabelecido expirar, você não conseguirá entrar naquelas páginas – nem mesmo se reiniciar a máquina ou deletar o programa. Para baixar, basta acessar o site da ferramenta.

Existem outros programas similares que podem ser buscados na internet, mas aqui, estamos falando de casos extremos, de quem não consegue nem se controlar e precisa de um “remédio amargo” dessa natureza.

Vamos então, lançar um olhar diferente para o problema da falta de tempo e indicar ferramentas de produtividade, que também vieram com o auxílio da tecnologia e podem te dar uma outra maneira de olhar sua gestão do tempo.

Se você não sabe quanto tempo gasta para cada tarefa, não vai saber como economizar

Eu sei que nem sempre é fácil conseguir gerir o seu tempo e o dos colaboradores, por isso trago uma ótima dica para você: as ferramentas de produtividade.

Um dos principais problemas que eu vejo na gestão do tempo é culpa da desorganização. O que costuma acontecer é a perda de um prazo porque nem nos lembramos da tarefa – ou ela está anotada em “algum lugar” ou simplesmente confiamos demais em nossa memória.

Por isso, segue abaixo dois programas de produtividade que vão auxiliar você e a sua equipe na missão de gerir o seu tempo:

⇒ Trello

Se você e sua equipe passam pelo problema que eu abordei acima, o Trello pode ser a solução. Além de organizar as tarefas, o Trello permite delegá-las e definir prazos de entrega.

Por ser uma ferramenta bastante visual, você consegue acompanhar com facilidade as atividades em andamento, as que foram concluídas e aquelas que ainda serão iniciadas. É possível acompanhar, ainda, a porcentagem de conclusão de cada tarefa. Portanto, chega de atrasos e esquecimentos. A boa notícia é que a maioria das funções está acessível na versão gratuita.

⇒ Run.run.it

Também entre as ferramentas de produtividade mais utilizadas nas empresas, temos o Runrun.it. Ele é ainda mais útil no controle do tempo, pois disponibiliza recursos de contagem de tempo para realizar a tarefa e identifica o que é necessário para iniciar ou entregá-la.

Outro ponto positivo é que o Runrun.it também traz indicadores de produtividade, e você até pode dar medalhas para os membros da sua equipe que se destacaram.

Como é uma ferramenta cheia de recursos para gerenciamento de tempo, projetos e tarefas, o Runrun.it é indicado para organizar tanto o trabalho de equipes menores quanto de negócios com mais colaboradores. Há um período de teste que dura 14 dias. Depois, você pode optar por um dos planos disponíveis, Team ou Corporate.

Além destes, existem programas similares, como o Asana, Artia, Toggl e muitos outros. O importante nessas ferramentas é que elas mostram para você, de uma maneira visual muito eficiente, o tempo gasto na tarefa, o que é primordial para quem está com dificuldade de gerir o tempo.

O seu sistema de gestão é o seu maior aliado na luta contra o tempo perdido!

Se você ainda não usa um sistema de gestão e faz os controles de sua academia de forma manual, em planilhas de excel, eu tenho certeza que você está perdendo tempo!

Eu posso falar isso com tamanha segurança porque um sistema de gestão não depende de manuseio diário para alimentar informações e gerar fórmulas. Ele é feito para te entregar a informação pronta, para que você possa definir suas metas e estratégias.

Veja as funcionalidades de um bom software de gestão que fazem com que você economize tempo:

⇒ Dashboard:

Trata-se de um painel de controle inicial, aberto assim que você acessa o seu sistema. Com ele, você já consegue bater o olho imediatamente no indicador que você precisa, além de treinar a sua visão sistêmica.

⇒ Processo de Vendas:

Um sistema de gestão com processo de vendas automatizado economiza o seu tempo, da sua equipe de vendas e também de seu cliente, que pode inclusive realizar a sua compra através de um recurso de auto atendimento.

⇒ Cobrança eficiente:

Procure um sistema de gestão que possibilite que sua cobrança seja realizada da maneira mais automatizada possível, visando não só diminuir a inadimplência, como evitar processos burocráticos e às vezes, traumáticos.

⇒ Relacionamento com o cliente:

A retenção é muito importante e isso é fruto, muitas vezes, do relacionamento com o cliente. Por isso, um sistema de gestão com processos de relacionamento com o cliente te ajudará e muito a desenvolver estratégias, melhorar os seus números de retenção, sem gastar muito tempo para isso.

Todas essas funcionalidades e muitas outras, você encontra no EVO. Se quiser conhecer e fazer um teste, clique no botão abaixo e comece já a economizar tempo!

Conclusão:

Espero ter despertado a sua curiosidade para buscar, com auxílio da tecnologia, soluções de gestão do tempo que poderão te ajudar no dia a dia, seja através do fim das distrações, de programas de produtividade ou com um software de gestão.

O importante é você se conscientizar que não há tempo a perder e que se você quiser produzir mais, isso só será possível se você arrumar tempo para isso!

Levamos esse tema tão a sério, que criamos um CURSO DE GESTÃO DO TEMPO, por e-mail, onde o assunto é explorado de maneira mais teórica e com um pouco mais de profundidade, pois uma das nossas missões, com o EVO, é simplificar a sua gestão e economizar o seu tempo. CLIQUE AQUI para fazer o nosso Curso de Gestão do Tempo e vamos juntos, fazer mais, fazer melhor e em menos tempo!

Recomendamos para você:  Retenção na academia, o processo de Onboarding pode ser o caminho para melhorar seus números!